Como causar uma boa primeira impressão
Já ouviram aquele famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”?
Não sei se essa regra sempre funciona, mas a verdade é que, quando o assunto são as entrevistas de emprego ou as primeiras reuniões com potenciais clientes, essa sabedoria popular parece ser bastante certa.
Quando fazemos uma entrevista para algum emprego ou estágio ou se vamos nos reunir com pessoas que podem ser nossos futuros clientes, temos praticamente uma única chance de causar uma boa impressão, certo? Às vezes, são poucos os minutos para convencê-los de nossa competência.
A pergunta é: será que transmitir uma boa imagem é questão de sorte ou é possível nos prepararmos para isso?
Assim como acontece na oratória, causar uma primeira impressão positiva é uma habilidade e, logo, é algo que pode ser trabalhado e alcançado através de algumas técnicas.
O que as pessoas julgam quando conhecem alguém?
Nós somos julgados com base em dois critérios principais, especialmente no ambiente de trabalho. Esses critérios são a competência e a confiança.
Em outras palavras, quando os outros nos conhecem, fazem, automaticamente, duas perguntas para si mesmos:
- Esta pessoa é confiável?
- Esta pessoa é competente?
Seja nas entrevistas de emprego ou em outras situações da vida profissional, todos nós queremos ser avaliados positivamente, causando uma boa impressão e dizendo, logo de cara, que somos confiáveis e competentes. Certo?
Muitas pessoas pensam que o mais importante é convencer os recrutadores (ou quem estiver envolvido nas entrevistas e reuniões) de que somos competentes. Mas, na verdade, a confiabilidade é o que acaba definindo quem é contratado ou não.
Se você é competente, mas não é confiável, dificilmente conseguirá ter sucesso na sua vida profissional. Por isso, embora a competência seja altamente avaliada nas entrevistas e processos seletivos, essa qualidade é analisada somente após a criação da confiança e da empatia.
Transmitir competência é relativamente fácil, não é mesmo? Você pode mostrar toda a sua experiência através do currículo, pode destacar seus feitos e o sucesso que alcançou em sua trajetória profissional e até mesmo falar sobre prêmios que recebeu ao longo dos anos... Mas como transmitir confiança? Numa entrevista de emprego, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar a sua imagem quanto à confiabilidade. Veja só:
- Evite falar mal dos seus antigos chefes ou do seu antigo trabalho: na cabeça dos recrutadores, o que você faz em relação ao seu trabalho anterior é o que fará com eles, se for contratado. Portanto, mesmo que sua experiência em outras empresas não tenha sido muito boa, não critique.
- Mantenha contato visual: muita gente subestima a expressão corporal e isso é um grande erro. Não desvie o seu olhar quando conversar com as pessoas! Essa atitude simples (mas superimportante) ajuda a transmitir confiabilidade e segurança.
- Não minta! Parece óbvio, eu sei, mas a tentação de exagerar as nossas qualidades pode ser muito grande nas entrevistas de emprego. Por mais difícil que seja, não cometa esse erro e mantenha-se fiel à sua trajetória. Ser verdadeiro vale mais do que você imagina!
Dicas para causar uma boa primeira impressão
Já sabemos que transmitir confiabilidade é essencial neste momento, mas existem outras técnicas que podemos usar para causar uma boa primeira impressão.
- Ser simpático;
- Dar atenção a aparência;
- Saber ouvir;
- Saber apresentar-se adequadamente.
Pronto! Com essas dicas e cuidados, todos nós seremos capazes de transmitir a imagem que desejamos!
FONTE: terra.com.br
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