O que é terceirização e trabalho temporário
Trabalhadores Temporários
Trabalhador Temporário é uma pessoa contratada por uma agência de trabalho temporário, para atender uma demanda transitória de outra empresa, a qual contrata os serviços da agência. Os trabalhadores temporários embora não tenham direito ao aviso prévio, seguro desemprego e a multa sobre o FGTS, fazem jus a previdência social, ao FGTS, ao vale refeição e ao vale viagem ou transporte.
Possuem limitada sua jornada diária de no máximo 8 horas, pagamento de hora extra não excedente a duas horas diárias com repouso semanal remunerado, bem como 13º salário proporcional e férias acrescidas de 1/3.
Terceirização
Terceirização ou “Outsourcing” é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra determinada atividade, proporcionando maior disponibilidade de recursos para suas atividades centrais, reduzindo a estrutura operacional, economizando recursos e desburocratizando a administração.
Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing; ambos os conceitos estão geralmente intimamente ligados a subcontratação.
Sempre existiu o propósito de permitir que empresas especializadas em determinado serviço praticassem apenas sua expertise permitindo que a empresa contratante mantivesse o foco no seu objetivo principal, geralmente chamado objetivo fim ou atividade fim.
É muito comum as empresas contratarem empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e conservação, bem como agências que atuam na área de vigilância e patrulhamento. Assim todo esforço da empresa contratante pode ser empregado na sua atividade fim.
O empreendedor entretanto, antes da tomada de decisão, precisa avaliar o risco do compartilhamento de responsabilidades em razão do recolhimento de obrigações trabalhistas ou previdenciárias.
Trabalho Temporário
Durante o ano existem vários momentos em que o comércio possui picos de aquecimento. Natal, dia das mães, páscoa etc.
Pode existir a necessidade de aumentar o quadro de colaboradores, uma vez que, em função dessas festividades, a economia se aquece, expandindo a procura por produtos em estabelecimentos comerciais.
O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços. (Lei nº 6.019/74 e pela Lei nº 13.429/17).
A contratação de um trabalhador temporário para ocupar a posição de uma empregada grávida que se afasta do trabalho por causa da licença-maternidade, por exemplo, pode ser contratado por até nove meses.
Prazo Determinado
O trabalho por tempo determinado é aquele firmado pelo próprio empregador e está limitado a noventa dias.
Um exemplo de contrato por prazo determinado é o tão conhecido contrato por experiência. Ele é diferente do contrato acima, pois não está vinculado a qualquer necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente, nem tampouco à acréscimo extraordinário de serviços.
Para tomada de decisão consciente é necessário buscar informações. Cada situação tem sua peculiaridade e deve ser tratada como tal.
Aqui no Blog da GP Temporários, diariamente são disponibilizadas diversas informações a esse respeito, ajudando a nortear a tomada de decisão, dependendo da necessidade de contratação da tua empresa ou pequeno negócio.
コメント